SAIBA DECLARAR VEÍCULO QUE FOI ROUBADO OU QUE TEVE PERDA TOTAL.

Quando um veículo é roubado, furtado ou teve perda total devido a acidente, o contribuinte precisa "dar baixa" do bem na declaração do IR.

Quando um veículo é roubado, furtado ou teve perda total devido a acidente, o contribuinte precisa “dar baixa” do bem na declaração do IR.
Para isso, na ficha Bens e Direitos, no campo Discriminação, é preciso informar o roubo/furto/sinistro, o boletim de ocorrência e se houve pagamento de seguro ou não. Se houve, é preciso informar o valor. O campo Situação em 31/12/2023 fica em branco.
A indenização paga pela seguradora, nesses casos, é isenta de imposto. Por isso, caso o valor da indenização seja maior do que o valor declarado em 2023, a diferença será considerada rendimento isento. O valor é lançado na linha 03 da ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis. Se o valor pago for inferior ao valor declarado (o que ocorre na maioria dos casos), nada precisa ser informado naquela linha.
Se o veículo foi comprado em 2023, é preciso informá-lo na ficha Bens e Direitos (grupo 02, código 01). No campo Discriminação, devem ser informados os dados do veículo, do vendedor. O campo de 2022 fica em branco; no de 2023 é lançado o valor pago.
FONTE PORTAL UOL: www.uol.com.br/economia

Compartilhe

Leia também

AFITRISA declara apoio à AAFTM e entra na luta contra o assédio moral na prefeitura do município de Mauá

Todos nós auditores da região do grande ABCDMRR somos contra qualquer ameaça das administrações municipais da região.

ATA DA ASSEMBLEIA DA AFITRISA 22/02/2024

ASSOCIADOS DA AFITRISA REUNIRAM-SE EM ASSEMBLEIA NO DIA 22/02/2024